Dicas para cabelo



Cabelos, castanhos, ruivos, loiros, curtos, longos, lisos, encaracolados; que fixação é esta que temos nos cabelos? Sabemos que o cabelo cumpre uma função estética, para além da função fisiológica que é manter nossa cabeça aquecida; a grande maioria das mulheres se preocupa muito com esta parte da estética e com razão.

São os cabelos que emolduram o nosso rosto, e através deles podemos mudar nosso visual por vezes rejuvenescendo vários anos com uma simples mudança de corte ou de cor. Portanto, cada vez mais a estética tem se direcionado para esta área, lançando a cada dia novos produtos que ajudam a dar brilho, tratar, alisar, encaracolar; tudo para fazer a vida da mulher moderna, mais prática e funcional, e para além disto, mante-las bonitas.

Estilos a parte, o que importa é que os cabelos sejam saudáveis, fortes, flexíveis, e brilhantes.

O cabelo é composto de três partes:

1 - Córtex: Parte mais profunda do fio, é onde está localizada a melanina que dá cor ao cabelo.

2 - Medula: Segunda camada do fio, que são as células de queratina que nutrem o cabelo.

3 - Cutículas: Terceira parte do cabelo, e a parte externa, que são escamas minúsculas que protegem todo o fio.

É na parte mais externa do fio, na cutícula, que se evidenciam os danos nos cabelos causados por tingimentos, madeixas, excesso de sol, o cloro da água da piscina, água do mar, etc. Cabelos sadios possuem as cutículas fechadas, o que fazem com que a luz que incide sobre eles, os façam brilhar.

Nos cabeleireiros você poderá encontrar profissionais qualificados que indicarão os produtos adequados aos seus cabelos, caso você não tenha condições de ir a um cabeleireiro você poderá em casa mesmo tratar seus cabelos. Atualmente podemos encontrar diversos produtos de excelente qualidade para usarmos no tratamento diário dos cabelos.

Siga algumas regras básicas para tratar os seus cabelos dia-a-dia:

- Lavar: Item extremamente importante, não só para o tratamento dos cabelos, bem como para a higiene pessoal e que por vezes algumas pessoas se descuidam. O cabelo deve ser lavado no mínimo três vezes por semana, com um shampoo especial para o seu tipo de cabelo. Para finalizar a lavagem passe por água fria e aplique o creme condicionador somente nas pontas.

- Pentear: Penteie os cabelos sempre que necessário, mas não em excesso. Use uma escova de cerdas macias, penteie os cabelos nas diversas posições, da esquerda para direita, da direita para a esquerda, de frente para trás e de trás para frente; isso ajuda a massagear o couro cabeludo e manter uma boa irrigação sanguínea no bulbo capilar. Esta escovação pode ser fita preferencialmente a noite, que supostamente é quando temos mais tempo.

- Secar: Cuidado ao secar os cabelos, mantenha o secador distante pelo menos 15 cm, e em temperatura media. Nunca durma com os cabelos úmidos, isso pode apodrecer a raiz e propiciar a queda dos fios e maior quantidade.

- Proteção: Use uma máscara de tratamento semanalmente, isso ajudará a manter a hidratação dos fios. Não se esqueça de utilizar produtos apropriados de proteção antes da exposição ao sol, na praia ou piscina.

- Nutrição: Parte extremamente importante, que esta ligada intimamente a sua alimentação. Evite o consumo de álcool, tabaco e café, pois eles contraem os vasos sanguíneos do couro cabeludo e dificultam a passagem do sangue. Alimente-se de muita fruta, e vegetais, e não esqueça de beber água em abundância durante o dia.

- Manutenção: A cada dois meses corte as pontas dos cabelos, ou acerte o seu corte, isso ajuda a fortalecer e fazer com que seu cabelo cresça mais rápido.


Fonte: www.sobre.com.pt


Sede Administrativa: Rua Professor Jerônimo Ferreira Porto, 616 | Bairro Bela Vista | Caxias do Sul - RS | CEP 95072-210 | (54) 3217.0047 | totalfarma@totalfarma.com.br
  Incluir em Favoritos
2015 - Total Farma